quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Topo de bolo - Até quanto gastar?

Olá Meninas!


Hoje eu quero dividir com vocês o que foi uma das maiores odisséias do preparativo pro meu casamento. O bolo logo assim que vi foi amor a primeira vista, mas ainda precisava do principal: O topo de bolo.


Para mim o topo de bolo é a estrela do pedaço, óbvio que depois dos noivos! Todo mundo chegar perto pra conferir os bonequinhos, ver os detalhes e enfiar o dedo no bolo tirar várias fotos com os noivos na mesa do bolo.


Você já se perguntou por que a maioria das fotos com os convidados são tiradas na mesa do bolo? Tem um espaço enorme na igreja ou no salão de festas, mas as fotos são sempre ali! Simples: O bolo representa o casamento, é ali que fica "concentrado" todo o evento. Vou me explicar melhor antes que comecem a me crucificar rsrsrs


Você já viu casamento sem bolo? Acho difícil! O bolo também é protagonista! Ele é usado em casamentos desde a idade média, onde cada convidado levava um bolo e faziam tipo uma "torre" de bolos. Os noivos tinham que subir (sem cair) e se beijar no topo para ter sorte no casamento. Graças a Deus essas manias esquisitas não são mais celebradas e para substituí-las foram criados os bolos de andares e o topo de bolo, que simboliza os noivos, que já não precisam mais se melecar para dar um simples beijinho.


O bolo sempre teve um significado especial, e com ele surgiu também o topo de bolo. Ambos precisam ser muito bem escolhidos pois serão eles que vão representar o estilo do casal no casamento. As fotos serão tiradas na mesa e todos se lembrarão desses detalhes. É por isso que eu quero falar sobre o famoso topo de bolo.


Topo de madeira




Eu queria fazer o topo humanizado, que são aqueles bonequinhos com as características realistas, parecendo uma miniatura nossa. Fui toda serelepe pegar um orçamento e dei de cara com o chão. Ah gente, eu juro que não sou pão dura, mas gastar 400 reais com um boneco pra mim não dá. Ta mais caro que o meu DJ! rsrsr


De forma alguma quero desmerecer quem faz esse trabalho. Sei que são horas de dedicação e árduo trabalho e também tenho plena consciência de que não deve ter sido um curso barato para aprender essa técnica. Mas eu, Marianna, não vou fazer um casamento "mega chique", então preciso me focar em outros gastos. Mas enfatizo: Se você puder, faça! São lindos.


O tempo passou e resolvi procurar algo que coubesse no meu bolso. Pesquisei e achei! Comprei em uma rodada de descontos, então saiu bem mais barato. Não lembro o preço exato, mas sei que já com o frete saiu menos de 150 reais. E valeu muito a pena! Lindo! Recomendo muito a Raíssa do Ateliê Sonho Perfeito


Enfim, o que quero dizer pra vocês é que tentem dar mais destaque à mesa do bolo. Faça um bolo bonito, não importa se é simples, desde que seja bem feito. E capriche no seu topo de bolo. Sou a prova viva de que não precisa gastar muito, aliás, se você desejar, consegue fazer seu próprio topo. Não tem mistério! Existem inúmeras idéias para eles e eu vou te mostrar:


Você pode colocar flores no topo do bolo, não é obrigatório usar noivinhos. E olha como ficou bonito!


Achei essa opção super original. Você encontra na internet. São noivos de papel que você mesma monta!


Topo de bolo com fotos dos noivos. Tem para comprar na internet, ou se desejar é só comprar um porta retrato no formato e forrar a parte de trás.


Topo com as iniciais dos noivos. Aqui no Brasil ainda não chegou essa moda, mas acho uma opção sofisticada e mais em conta para quem não quer gastar tanto


Noivos já prontos. Esses vocês conseguem em qualquer loja de casamento. O único problema é que não dá pra personalizar os traços. O jeito é escolher um topo mais "diferente" tipo esse ai de baixo.


Já pensou em fazer algo diferente? Deixe o casamento com a cara de vocês!


Lego! Achei o máximo!


No estilo South Park!


Esse ai é a cara do meu irmão!


Olha que mimo os pombinhos! Acho que deve até ser fácil de fazer!
Foto do Atelier Petit Oiseau


Passarinhos e pombinhos. Seja de arame com feltro, cerâmica ou até biscuit. É sempre charmoso!


Esses ai de cima são modelos mais "simples" e acredito que com um custo menor. Mas se você não consegue abrir mão dos noivinhos personalizados, te dou aqui algumas idéias e sugestões. Tem topos que vão de 100 a 500 reais. Cabe a você decidir se vale a pena gastar tanto dinheiro, se o seu bolso permite e também o que você fará com ele depois do casamento.

Algumas sugestões: 


Topo de bolo no estilo fofuxos! Amei!
Ateliê Sonho Perfeito

 Topo de bolo humanizado. Acho perfeito, mas precisa ter $$$ sobrando pois não é barato


Meu outro xodó! Os noivos da Jana Almeida são perfeitos!
Ateliê Janaina Almeida


Espero que tenham gostado e que à partir deste post, comecem a pesquisar seus topos de bolo com calma até encontrar um que caiba no seu bolso e que seja a cara dos noivos!

Beijos e até o dia do casamento



7 comentários:

  1. Eu me apaixonei por um topo da Tutty de Brasília porém o valor não cabia no meu bolso. Então encontrei a Ercília e fechei meu topo por 78,00 com frete! E são lindos, estou ansiosa para ver meus lindinhos prontos.
    bjuss Noiva Coca-Cola

    ResponderExcluir
  2. Menina que felicidade ter você falando do meu trabalho aqui, fiz seu topo com muito amor!
    Para as meninas que quiserem podem visitar o blog, o endereço é: ateliesonhoperfeito.blogspot.com.br

    Beijos Mariii!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Boa tarde!

    Visitei o seu site, e adorei tudo que vi, super criativo!!
    Meu nome é Adriana sou da cidade de Sorocaba. Eu trabalho com artesanato, específico EVA. Faço lembrancinhas para qualquer ocasião, e também faço topo de bolo. Se desejar divulgar meu trabalho em EVA e conhecer um pouco mais, acesse: www.didarts-artesanato.blogspot.com

    Obrigada! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Boa tarde!

    Visitei o seu site, e adorei tudo que vi, super criativo!!
    Meu nome é Adriana sou da cidade de Sorocaba. Eu trabalho com artesanato, específico EVA. Faço lembrancinhas para qualquer ocasião, e também faço topo de bolo. Se desejar divulgar meu trabalho em EVA e conhecer um pouco mais, acesse: www.didarts-artesanato.blogspot.com

    Obrigada! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! Vou casar no próximo dia 18. Você poderia me indicar uma loja aqui em Brasília que venda topo de bolo pronto????

    Desde já Agradeço

    Camila

    ResponderExcluir
  6. Todos lindos. Vc escolheu muito bem... até aquele comprado pronto eu nunca tinha visto tão legal. Vou tentar fazer o meu topo de bolo, tenho 5 meses pela frente e se não conseguir, vou seguir sua idéia de comprar pronto, na net tem por 20 reais... bjs

    ResponderExcluir
  7. Quem quiser conferir os que minha esposa faz é só ir lá no : http://petitmania.blogspot.com.br/ ou http://www.elo7.com.br/petitmania

    ResponderExcluir